FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group
ESSA É UMA HISTÓRIA REAL DE NEGOCIAÇÃO NA FÓRMULA 1 !
Após uma reunião que contou com a presença de todos os principais executivos do negócio, foi decidido que a empresa tinha interesse em entrar no mundo do automobilismo e da Fórmula 1 para utilizá-lo como plataforma de marketing global.
Não há nada de errado nisso, além disso o Diretor de Marketing conhece marketing esportivo e gosta de Fórmula 1, por isso tem a tarefa de fazer uma investigação e entender as oportunidades. Porém, o que ele vai entender é por que recorrer a uma agência de marketing esportivo.
Alguns meses antes, uma equipe de F1 o abordou para uma oportunidade de patrocínio, mas ele recusou porque, na época, não fazia parte da estratégia da empresa. Agora, ele está em busca desse contato para entrar em contato com ele novamente e conversar.
Assim que começaram a conversar, uma das primeiras perguntas que recebeu do comercial da equipe de F1 foi “Quais são seus objetivos e o orçamento disponível?”.
É uma pergunta justa porque entender o nível de investimento também pode ajudar a equipe a adequar melhor a proposta de patrocínio.
E aqui está a questão nº 1: O Diretor de Marketing não sabe o orçamento, ou talvez tenha uma ideia, mas não pode compartilhá-la com a equipe de F1 porque, quer queira quer não, a negociação já começou e ele também está caminhando no escuro, por quê?
Estamos na questão nº 2: ele conhece o esporte e gosta de assistir na TV, mas não sabe realmente quanto custa o patrocínio na F1 e quanto deve receber em termos de direitos de marketing. Ele trabalha para uma grande empresa, provavelmente terá acesso a um orçamento multimilionário para gastar e o comercial da equipe de F1 sabe disso, então propõe dois níveis diferentes de patrocínio.
Ao fazê-lo, propõe um pacote de direitos de comercialização muito limitado para o nível de investimento mais baixo e um pacote muito maior para o nível de investimento mais elevado. Tudo isso, junto com visuais impressionantes, uma longa lista de recursos e dados sobre o público da F1. Ele está fazendo seu trabalho e razoavelmente bem.
Por outro lado, o Diretor de Marketing “acha” que tem todas as informações que precisa e volta aos demais executivos para apresentar o projeto, será que tem mesmo?
Saiba mais em Lacaille Race Group.
“Entregue os seus projetos nas mãos de Deus e trabalhe forte” – #Deusemprimeirolugar
FONTES/TEXTO: LRG – Lacaille Race Group
FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group
CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS NO AUTOMOBILISMO E KARTISMO
CONHEÇA O NOSSO CANAL DE MARKETING ESPORTIVO NO YOUTUBE
CONHEÇA O PROGRAMA F4 RACING CAMP USA