O patrocínio esportivo é, principalmente, uma estratégia de marketing que traz grandes benefícios tanto para as marcas, quanto para os pilotos.
Os patrocinadores conseguem se beneficiar com resultados, tais como o aumento do reconhecimento da marca, melhora na imagem da empresa, maior alcance de determinados públicos, aumento das vendas em curto e longo prazo, etc.
Já o piloto é beneficiado tanto com o suporte financeiro, como também com um fortalecimento da sua imagem no mundo esportivo.
Apesar de ser uma relação de ganhos para todos, ainda é preciso cautela na hora de acordar um patrocínio esportivo, para que essa relação não se torne abusiva.
Quer saber mais sobre como funciona o patrocínio esportivo? Acompanhe este artigo até o final e iremos guiá-lo pelos principais pontos deste assunto. Confira!
Como funciona o patrocínio no esporte?
O patrocínio esportivo ocorre quando um piloto, ou uma equipe, recebe suporte financeiro de alguma empresa ou organização.
Em contrapartida, a empresa que oferece o patrocínio esportivo espera receber mais visibilidade para sua marca, engajamento de determinado público e, assim, mais espaço no mercado.
Assim, o piloto ou equipe patrocinado se torna um representante da patrocinadora, e, sua principal função nessa relação, é realizar divulgações da marca, tornando suas imagens estreitamente relacionadas.
Essa relação pode ser muito benéfica para todos os envolvidos:
O piloto recebe auxílio financeiro para participar de competições, comprar materiais de trabalho, etc.
A empresa ganha mais visibilidade e reconhecimento entre o seu público alvo.
Porém, ao mesmo tempo, a associação de imagem entre patrocinador e patrocinado é o quesito mais delicado do patrocínio esportivo. Afinal, esse laço pode fazer com que, por exemplo, um piloto, que esteja passando por uma crise de imagem, também impacte a imagem de sua patrocinadora, e vice-versa.
É por isso que o patrocínio esportivo deve ser muito bem avaliado, antes de um acordo ser assinado e, de preferência, contar com o auxílio de profissionais de assessoria esportiva para mediar essa relação.
Afinal, o patrocínio esportivo não mais tem se limitado a ações de marketing e publicidade, já que a imagem do piloto fora das pistas tem demonstrado ter grande influência em uma experiência positiva entre a marca que ele representa e o consumidor.
As marcas que investem em patrocínio esportivo costumam exigir um grande comprometimento dos pilotos patrocinados. Muitas vezes, a exigência do patrocinador pode acabar sendo até maior do que por parte da equipe em que o atleta trabalha.
Como uma empresa pode patrocinar um piloto?
O patrocínio esportivo é uma estratégia de marketing muito forte para as marcas, afinal, como comentamos anteriormente, a equipe ou piloto patrocinado conseguem gerar uma publicidade muito positiva e significativa para as empresas.
Porém, não existe uma única forma de realizar um patrocínio esportivo e como isso ocorrerá deve ficar previamente acordado, antes de iniciar a parceria entre piloto e empresa.
As formas mais comuns que o patrocínio esportivo pode assumir são:
1. Patrocínio de empresas
O patrocínio de empresas é o meio mais popular de patrocínio esportivo.
Nesse tipo de parceria, a empresa oferece suporte financeiro à carreira do piloto e, em contrapartida, o esportista deve utilizar uniformes com a marca da empresa, realizar ações de marketing digital nas redes sociais, etc.
2. Patrocínio institucional
Esse tipo de patrocínio esportivo é mais comum a eventos de esportes, como a Nascar ou IndyCar.
De forma geral, o objetivo da patrocinadora é garantir que a sua marca tenha destaque e seja reconhecida pelo público que participa do evento.
3. Patrocínio Promocional
No patrocínio esportivo promocional, o objetivo é alavancar as vendas, resultando em ganhos financeiros para a empresa patrocinadora.
Assim, é esperado que o piloto patrocinado promova ações de divulgação comerciais da marca da patrocinadora. Entre essas ações pode ocorrer, por exemplo, o incentivo no uso do cupom de desconto para compra dos produtos.
4. Patrocínio misto
O patrocínio misto nada mais é do que a junção da estratégia do patrocínio esportivo institucional com o promocional.
Esse tipo de patrocínio busca tanto aumentar a visibilidade da marca, quanto aumentar os resultados comerciais da empresa, através de um esforço de venda direta.
Qual é o papel do patrocinador?
No patrocínio esportivo, o papel do patrocinador é essencialmente oferecer suporte financeiro para o piloto ou equipe patrocinado.
Ou seja, como já falamos, cabe ao patrocinador custear materiais, viagens, inscrições em campeonatos, tratamentos médicos, suplementação alimentar, etc.
Além disso, principalmente quando se trata de um patrocínio esportivo voltado a eventos, campeonatos ou equipes, o patrocinador também exerce o papel de atrair as equipes para participarem dos eventos, aumentar a cobertura da mídia e permitir maior engajamento do público.
Os limites do papel do patrocinador no patrocínio esportivo devem ser, então, definidos através do contrato firmado no acordo de parceria.
Porém, em caso de dúvidas, o mais aconselhável é consultar um profissional especializado em assessoria esportiva, que saberá intermediar a relação para o melhor resultado.
Qual é a importância de uma assessoria esportiva neste processo?
O contrato de parceria é a peça chave do patrocínio esportivo. É nele que estarão definidas todas as condições e regras do patrocínio, bem como os limites na relação piloto-patrocinador.
Por isso, o momento de assinar o contrato é o momento em que se exige maior atenção de ambas as partes, para que ninguém saia prejudicado. Contar com uma assessoria esportiva especializada neste momento é essencial para que o patrocínio ocorra o melhor possível.
Além de garantir que não constarão regras abusivas no contrato, a assessoria esportiva especializada também estará mais apta a negociar qualquer tipo de mudança contratual com a patrocinadora.
E assim, o assessoramento esportivo conseguirá garantir que o piloto tenha as condições necessárias para organizar sua carreira de modo seguro e planejado, já que saberá orientá-lo mais adequadamente com relação às normas envolvidas no patrocínio esportivo.
Agora que você já sabe os principais pontos envolvidos no relacionamento de patrocínio esportivo, compartilhe este artigo com seus amigos em suas redes sociais para que eles também possam ficar por dentro do assunto.
Abraços e até a próxima!
Você quer saber mais sobre como captar patrocinadores para o seu projeto?
FONTES/TEXTO: Lacaille Race Group (World Wide Web – Laurentiz Sociedade de Advogados)
FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group