ROO NO PATROCÍNIO: CONCEITO E APLICABILIDADES

FOTO/IMAGEM: DIVULGAÇÃO MRT – ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO – VANDERLEY SOARES
CLÁUDIO HARMUCH QUER MAIS DUAS VITÓRIAS NA 6.ª ETAPA EM TARUMÃ
11 de outubro de 2024
FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group
O DESEMPENHO NA PISTA IMPULSIONA O PATROCÍNIO?
21 de outubro de 2024
Exibir Tudo
FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

 

O ROO é a forma simples de chamar o retorno de objetivo (em inglês, Return On Objective). É a alternativa útil à medição do ROI (Return On Investment), se tratando do resultado obtido através das campanhas de sinalização digital.

A diferença entre ROO e ROI é simples. Enquanto o ROI envolve uma comparação entre o investimento realizado e os retornos numéricos obtidos através de uma ação, o ROO destina-se à resultados não tangíveis, como o aumento da performance de colaboradores, maior engajamento do público ou melhorias estruturais internas.

O que acontece é que nem sempre os resultados obtidos a partir de algum investimento são apresentados numericamente. Em estratégias de digital signage, por exemplo, às vezes, é preciso olhar para o todo e perceber que os ganhos obtidos através da TV Corporativa não são apenas financeiros.

Por isso, a análise do ROO é mais indicada para casos de sinalização digital. Justamente por adotar uma abordagem diferenciada, mais focada em questões qualitativas.

Ok, mas como calcular o retorno de objetivos em campanhas deste tipo?

Sabemos que a medição do ROO olha para propósitos que não estão diretamente ligados à geração de receita. Isso pode causar confusão na hora da aplicação e até da interpretação. Para facilitar o uso do método em suas operações, separamos 2 (duas) dicas importantes:

Tenha objetivos claros

Ao criar um plano de ação, tenha metas e processos bem estabelecidos. Para que o ROO ofereça, de fato, informações relevantes sobre suas campanhas, os objetivos precisam ser específicos e possíveis de medir.

É extremamente importante envolver todas as equipes que sofrem um impacto direto com a sinalização digital. Faça brainstormings envolvendo estes colaboradores para obter insights sobre os pontos que podem ser analisados.

Defina o que será medido

Depois de estabelecer os objetivos que farão parte da estratégia de análise, escolha o que será medido. Em outras palavras, onde você precisa buscar as respostas? Várias inovações tecnológicas como Machine Learning, Inteligência Artificial (IA) e Data Analytics são fontes importantes e têm muito a acrescentar à sua avaliação ROO.

Por fim, aqui vão alguns pontos que podem servir de inspiração para calcular o retorno de objetivos no digital signage:

– Conscientização sobre algum produto e/ou serviço;
– Processos de comunicação transparentes;
– Rastreamento de projetos mais regular;
– Otimização na entrega de experiência ao cliente;
– Redução do tempo de espera;
– Maior consciência de clientes sobre marca, campanhas ou iniciativas;
– Níveis de satisfação com ações e eventos mais elevados;
– Maior interesse de patrocinadores;
– Redução no tempo de espera por atendimento;
– Interesse por programas de atualização e treinamento.

A lista é longa e varia de acordo com o segmento da organização e os objetivos que se quer atingir. Para medir o ROO no digital signage, observe o que não pode ser registrado apenas numericamente. Enxergue valor ao invés de recursos financeiros.

A sinalização digital é muito mais do que apenas uma maneira de disponibilizar informações para um público específico. É uma método que tem a ver com a entrega de experiências positivas. As quais, por sua vez, precisam ser mensuradas para beneficiar todas as frentes.

Saiba mais em nosso CANAL DO YOUTUBE.

“Entregue os seus projetos nas mãos de Deus e trabalhe forte” – #Deusemprimeirolugar

FONTES/TEXTO: LRG – Lacaille Race Group

FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS NO AUTOMOBILISMO E KARTISMO

CONHEÇA O NOSSO CANAL DE MARKETING ESPORTIVO NO YOUTUBE

CONHEÇA O PROGRAMA F4 RACING CAMP USA

Translate »