8 FUNDAMENTOS PARA VALORIZAR PEDIDOS DE PATROCÍNIO

FOTO/IMAGEM: DIVULGAÇÃO MRT - ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO
CLÁUDIO HARMUCH FOI AO PÓDIO NA 2.ª CORRIDA NO VELOCITTA
9 de agosto de 2023
FOTO/IMAGEM: DIVULGAÇÃO MRT – ASSESSORIA E COMUNICAÇÃO
CLÁUDIO HARMUCH CONQUISTA A 1.ª VITÓRIA EM GOIÂNIA
28 de agosto de 2023
Exibir Tudo
FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

Toda empresa quer ter um nome bom e respeitado em sua comunidade e com seus clientes, e uma forma de fazer isso é por meio de patrocínios. Feitos corretamente, eles podem beneficiar sua empresa, bem como ajudar a apoiar uma causa digna (e acredite, depois de avaliar centenas de solicitações, encontrei pouquíssimas causas que não consideraria dignas). Os dois principais desafios que nós, como empresas, enfrentamos são: 1.) há muito mais solicitações do que recursos para apoiá-los; e 2.) as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas a mostrar alguma forma de retorno sobre o investimento em seus patrocínios. A fim de tomar melhores decisões, aqui estão 8 passos essenciais para criar um patrocínio máximo ganha-ganha:

1- Comece pensando no valor do patrocínio para sua empresa. Embora existam centenas de grandes causas, nem todas se encaixam na missão ou nos objetivos da sua empresa. Considere a visibilidade da parceria com a organização e o que ela faz para – ou para – sua marca.

2- Determine como seria o sucesso se você fizesse o patrocínio. É ótimo ser um dos muitos patrocinadores,
mas você também deve querer que sua empresa se destaque e sentir que recebeu um bom valor. Para uma empresa
nova ou pequena, isso pode significar aumentar a visibilidade. Para uma empresa de serviços profissionais,
isso pode significar conhecer um certo número de novos clientes em potencial. Quaisquer que sejam seus
objetivos, pense neles antes de olhar para a embalagem.

3- Faça um balanço de como o patrocínio se encaixaria em seu portfólio de outros patrocínios. No minuto em que algumas empresas recebem seus orçamentos, o frenesi de solicitações começa e pode facilmente esgotar o financiamento sem nenhuma rima ou motivo. Embora não seja para todos, pense em 3 a 5 áreas nas quais você gostaria de concentrar pelo menos uma parte de seus fundos de patrocínio. Isso não apenas ajudará os outros a entender qual é o seu foco, mas também permitirá que você aproveite as melhores práticas, valorize elementos específicos do patrocínio em solicitantes semelhantes e, possivelmente, recicle materiais no local ou de eventos.

4- Não se esqueça dos requisitos de execução. Alguns patrocinadores simplesmente assinam um cheque para o fornecedor e acabam com isso, mas isso raramente acontece mais. A maioria dos patrocínios vem com publicidade, tabelas de eventos ou ativação no local. Para patrocínios esportivos, não é incomum ter que dedicar centenas de horas gerenciando as reuniões, criando anúncios, preenchendo mesas e reunindo voluntários. Tenha sempre em mente o nível de órgãos e o esforço necessário para executar um patrocínio do qual você pode se orgulhar.

5- Conheça o fornecedor solicitando o seu negócio. Estou sempre curioso sobre o histórico de uma organização, porque prefiro trabalhar com organizações com as quais posso ter um relacionamento longo e mutuamente benéfico. Quem são alguns dos patrocinadores anteriores que eles tiveram? O que as pessoas dizem sobre a organização? Eles são difíceis de trabalhar ou flexíveis? Infelizmente, grandes organizações ou equipes esportivas profissionais podem se comportar com um sentimento de arrogância e isso pode tornar a execução e as reuniões desagradáveis. Escolha um parceiro com quem você goste de trabalhar.

6- Personalize para criar valor máximo. Normalmente, a segunda comunicação que tenho com um fornecedor pode terminar com ele me enviando um pacote de patrocínio. É o mesmo pacote de patrocínio que é enviado para todas as outras empresas, independentemente do setor, modelo de negócios ou sazonalidade. Pense nisso como uma proposta. Este é o ponto onde você retorna aos pontos 1 e 2, então começa a contra-propor com elementos de patrocínio que são de valor específico para sua empresa. Se você trabalha em uma empresa de vendas sazonal, de alto contato e complexa com um canal de distribuição indireto , deve ter uma perspectiva diferente sobre o que é valioso do que uma empresa de produtos de consumo impulsionada pelo consumo espontâneo.

7- Considere o custo para o fornecedor. Determinar o valor geralmente é a parte mais desconfortável das negociações de patrocínio porque as partes podem não concordar sobre o valor de um elemento. O ego se insinua facilmente e as comparações entre setores nem sempre são úteis. Ajuda a entender o custo de um elemento, o que pode reorientar a discussão. Uma postagem no Facebook ou um logotipo (entre outros 30) em uma camiseta não custa muito para o fornecedor, então tudo o que eles recebem é lucro. Manter essa perspectiva ajuda a evitar a percepção de menosprezo do valor da marca do fornecedor.

8- Lembre-se de que ‘Não’ não significa ‘Nunca.’ Em uma carreira anterior, trabalhei para o tesoureiro de uma empresa da Fortune 500 que me explicou que recusamos muito mais acordos de financiamento do que aceitamos, e esse foi o natureza do negócio. O mesmo vale para solicitações de patrocínio, mas você e o fornecedor devem se lembrar de que dizer “Não” não reflete no valor dessa causa ou equipe para a comunidade e não significa que o financiamento, as prioridades de negócios ou outras as circunstâncias podem não mudar e você terá a oportunidade de patrocinar o fornecedor. Tente estabelecer ou manter um bom relacionamento. Você nunca sabe quando poderá encontrar a oportunidade de trabalhar juntos e construir seu melhor patrocínio de todos os tempos.

Faça contato através dos nossos canais de comunicação!

“Entregue os seus projetos nas mãos de Deus e trabalhe forte” – #Deusemprimeirolugar

FONTES/TEXTO: LRG – Lacaille Race Group

FOTO/IMAGEM: World Wide Web / Lacaille Race Group

CONHEÇA OS NOSSOS SERVIÇOS NO AUTOMOBILISMO E KARTISMO

CONHEÇA O NOSSO CANAL DE MARKETING ESPORTIVO NO YOUTUBE

CONHEÇA O PROGRAMA F4 RACING CAMP USA

Translate »